1 |
Fundamentos da Educação e Comunicação |
80h |
A formação continuada dos professores após a Era digital.,A importância da formação continuada do professor.,A Globalização e os seus efeitos na educação.,As mídias digitais e as suas contribuições na educação.,A evolução da informática no Brasil.,A relação professor-aluno na Educação a Distância.,O papel do estudante na Educação a Distãncia. |
2 |
Introdução à Tecnologia de Informação na Educação |
80h |
Educação e Era da Informação ,Interação e interatividade com tecnologias na Educação,Histórico das tecnologias em Educação, Dignidade da pessoa humana e direito do trabalho,Letramento digital e multiletramentos,Objetos de aprendizagem e recursos educacionais abertos,Ambientes virtuais de aprendizagem e redes sociais |
3 |
Uso de Tecnologias Aplicada no Processo de Aprendizagem |
80h |
O contexto da informática educativa no Brasil,A utilização do computador como ferramenta pedagógica,A internet dentro do processo de ensino-aprendizagem,A importância do planejamento pedagógico para o sucesso da informática educativa,Os softwares educativos, classificação e características,O papel do professor na utilização das tecnologias para fins pedagógicos ,Ambientes virtuais de aprendizagem, características e funcionalidades |
4 |
Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Teoria e Prática |
80h |
Uso de hipermídias como ferramenta auxiliar no Ensino Híbrido.,A Metodologia e os recursos tecnológicos mais significativos no Ensino Híbrido.,A utilização de lives e videoconferências como recursos de Ambientes Virtuais na Educação em EaD.,A utilização de lives e videoconferências como recursos de Ambientes Virtuais na Educação em EaD.,Uso de ferramentas tecnológicas para a preparação de materiais das áreas do conhecimento do Ensino Médio.,Realização de projetos interdisciplinares com o uso de recursos tecnológicos.,Uso de Jogos como recurso tecnológico para o aprendizado de das disciplinas do Ensino Básico. |
5 |
Tecnologias e Mídias Digitais no Contexto Escolar |
80h |
A história das tecnologias na educação.,Repensando a escola na era da interação tecnológica.,Tecnologias digitais de informação e comunicação no contexto escolar.,Inovações tecnológicas na educação no contexto atual.,Cibercultura da realidade virtual e a Ciberética no uso das mídias.,A colaboração das inovações tecnológicas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) tendo como base a educação EaD. ,Educação 4.0 e a Indústria 4.0. |
6 |
Novas Tendências da Educação no Século XXI |
80h |
Desafios do ensino no século XXI.,O trabalho docente durante a pandemia do COVID-19.,Ensino a distância na educação básica: limites e potencialidades.,Práticas de cidadania na educação básica.,Pressupostos do pensamento de Paulo Freire para a educação do século XXI.,O ensino híbrido (presencial e a distância) como proposta inovadora de aprendizagem.,Perspectivas da educação após a pandemia de COVID-19. |
7 |
Ferramentas Computacionais em Práticas Pedagógicas |
80h |
A utilização pedagógica de jogos,Aplicativos no apoio dos processos pedagógicos,Os desafios enfrentados pelo professor na informatização da educação,Os impactos das transformações digitais nos processos de ensino,As ferramentas para gestão dos ambientes educacionais,O professor como mediador do papel do processo de construção de do conhecimento,O aprendizado interativo e colaborativos dos alunos |
8 |
Metodologias Ágeis Aplicadas à Elaboração de Software |
80h |
Definição e Tipos de Requisitos de Software,Processos de Software Tradicionais x Metodologias Ágeis,Técnicas de Levantamento de Requisitos,Framework Scrum,Método eXtreme Programming (XP),Método Kanban,Estimativas de Software por meio de Planning Poker |
9 |
Softwares Educacionais |
80h |
Entre o caderno e o tablets – Ressignificando os processos de ensino usando softwares educativos.,Entre o giz e o computador: Novas práticas de ensino utilizando os games nos processos de ensino.,As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) utilizadas como ferramentas formadora de professores do ensino fundamental.,O ensino de linguagens no ensino fundamental, tendo como fonte inspiradora a internet.,O Wattszap como ferramenta de ensino de linguagens.,A utilização de bibliotecas digitais como fonte de pesquisa na Educação Básica.,A internet e o processo de escrita: Novas ferramentas no processo de ensino e construção do conhecimento. |
TOTAL |
720h
|
|